top of page

CAIXA Cultural São Paulo inaugura exposição “Pequenas utopias – revistas de artista no Brasil

Mostra reúne títulos publicados nas últimas cinco décadas em cinco regiões brasileiras 



Exposição "Pequenas utopias - revistas de artista no Brasil'" na Caixa Cultural São Paulo. Assessoria de imprensa em São Paulo Colateral Comunicação
Miolo nº 2, Salvador, 2019 - Foto: Lia Cunha

De 20 de fevereiro a 31 de março, a CAIXA Cultural São Paulo apresenta a exposição “Pequenas utopias – revistas de artista no Brasil”. Com a curadoria de Amir Brito Cadôr, a mostra revela uma centena de revistas de artista editadas entre 1960 e 2021, de forma independente e em diferentes formatos, como artes gráficas, arte-postal, arte sonora, zines, entre outras. A entrada é gratuita.


A edição de revistas, jornais e outras publicações seriais por artistas, a partir dos anos 1960 constitui uma forma de atuação artística que sempre buscou aproximar as obras de um público mais amplo, possibilitando novos circuitos de produção e consumo. Produzida a partir de diferentes linguagens, a revista de artista surge num momento histórico em que os artistas reivindicavam o papel de mediadores de suas obras com o público, lugar antes ocupado por críticos, curadores e professores de arte.

 

Para o curador da mostra, Amir Brito Cadôr, “essas revistas trazem de modo implícito certa utopia de seus editores, de que a arte seja acessível, que ela faça parte do cotidiano e possa ser produzida e consumida por mais pessoas. Mas elas também são utópicas no sentido de criar espaço, físico ou mental, para o debate e a apresentação de obras contemporâneas de jovens artistas que encontram dificuldade para chegar na grande mídia ou que manifestam desinteresse em participar do sistema de galerias”.

 

A exposição reúne importantes títulos publicados em diferentes períodos, de norte ao sul do Brasil, como Artéria (1975-2016), Qorpo Estranho (1976-1982), À Margem (1986-2001), Comunicarte (1991-2010), Malasartes (1975-1976), Sofá (2003-2011), Karimbada (1978, Arte em São Paulo (1981-1987), entre outras.


Exposição "Pequenas utopias - revistas de artista no Brasil'" na Caixa Cultural São Paulo. Assessoria de imprensa em São Paulo Colateral Comunicação
Cabuloza Wildlife, nº 18, Rio de Janeiro, 2020


As obras foram distribuídas em nove núcleos temáticos, mapeados conforme as práticas artísticas veiculadas nas últimas décadas: arte postal, arte sonora, escritos de artista, ensaios gráficos, exposição portátil, poesia visual, revista-montagem, revistas de uma página e zines. Essas categorias cumprem um caráter didático, com o propósito de destacar a diversidade e as características das publicações.


Exposição "Pequenas utopias - revistas de artista no Brasil'" na Caixa Cultural São Paulo. Assessoria de imprensa em São Paulo Colateral Comunicação
Foto: Espaço Líquido / Divulgação

Uma das categorias mais curiosas da exposição é a revista de uma página, nome que deriva de uma publicação em inglês, one page magazine, que serviu de título para uma exposição realizada no Cabinet du Livre d’Artiste em Rennes, na França. Essa exposição reuniu outras publicações com essa característica, sendo que a revista de artista Comunicarte foi a única publicação brasileira incluída na mostra. 

 

Ao visitar a exposição “Pequenas utopias – revistas de artista no Brasil”, o público terá a oportunidade de explorar um universo de revistas alternativas que não imaginava existir, já que muitas das publicações são pouco conhecidas fora do círculo especializado.

 

Sobre o curador da mostra:

 

Amir Brito Cadôr (São Paulo, 1976). Artista, pesquisador, professor de Artes Gráficas da Escola de Belas Artes, é curador da Coleção Livro de Artista da UFMG. Realizou a curadoria de mais de vinte exposições temáticas de livros de artista entre 2009 e 2022, entre as quais destaca Prima Facie (University of West of England, Bristol, 2021), Conceptual Comics (Cabinet du Livre d’Artiste, Rennes, 2020), Pensamento Impresso (Centro Cultural UFMG, 2014), O desenho como instrumento (Sesc Pompeia, 2014) e Ainda: o livro como performance (Museu de Arte da Pampulha, 2013). Em parceria com Paulo Silveira, fez a mostra histórica Tendências do Livro de Artista no Brasil: 30 anos depois (Centro Cultural São Paulo, 2015). Como pesquisador, tem artigos sobre livros de artista publicados nos principais periódicos internacionais especializados (Journal of Artist’s Books, Sans Niveau Ni Mètre, The Blue Notebook) e textos em catálogo sobre os livros de Raymundo Colares e Paulo Bruscky. A editora da UFMG publicou O livro de artista e a enciclopédia visual em 2016.

 

CAIXA Cultural São Paulo 

 

A CAIXA Cultural São Paulo oferece uma programação diversificada, com opções gratuitas, estimulando a inclusão e a cidadania. O espaço está situado em um prédio histórico na Praça da Sé, construído em estilo “Art déco” e inaugurado em 1939. Conta com três galerias, salão nobre, auditório e sala de oficinas. Em 2018, apresentou 40 projetos culturais e educativos tais como espetáculos de dança, teatro, shows, debates, leituras dramáticas, oficinas e palestras. O espaço também abriga o Museu da CAIXA, uma exposição permanente que conta com instalações e inúmeros objetos originais, preservados desde a década de 40, mantendo vivas a história da instituição e de uma época da cidade de São Paulo e do Brasil 

 

A CAIXA Cultural São Paulo é de fácil acesso ao público, pois o Edifício Sé está a 100m da Estação Sé do Metrô. 

 

 

 

SERVIÇO: 

 

Exposição: “Pequenas utopias – revistas de artista no Brasil”

Local: CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111 - Centro - São Paulo/SP) 

Abertura: 24 de fevereiro, sábado, às 11h

Período: De 20 de fevereiro a 31 de março de 2024

Visitação: Terça a Sábado, das 10h às 18h, Domingo 9h às 17h

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos 

Entrada franca 

Acesso para pessoas com deficiência 

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal 

Notícias recentes.

bottom of page